//Piscina biológica contra mosquitos

Piscina biológica contra mosquitos

Outono é a época de moscas e mosquitos. Muitas pessoas têm o suspeito que a construção de uma piscina biológica podia atrair mosquitos. Mas o contrário é o caso!

Piscinas biológicas são habitats muito atraentes para vários insectos como diferentes espécies de escaravelhos aquáticos e larvas de libélulas e libelinhas. Também para algumas espécies de mosquitos, mas não para as que picam as pessoas. Este facto deve-se à preferência de espécies de mosquitos, nocivos para as pessoas, aos lugares de criação onde não vivem outras larvas de insectos.

Espécies de mosquitos da família Culicidae põem os ovos em lugares livres de predadores, como outras larvas de insectos também. Um balde esquecido na horta, um pneu com água na lixeira, até um copo com água, estes são os lugares preferidos onde as larvas desenvolvem-se sem problemas e onde crescem bastantes algas para a sua alimentação.

Uma piscina biológica é bem diferente que um balde, já pelo tamanho e pelo ecossistema instalada nela. É um habitat completo, com todo a diversidade: larvas de libélulas, rãs, libelinhas a voarem por cima da água e andorinhas passam para beber e apanhar insectos.

Existem exemplos de clientes nossos, onde a mera existência da piscina biológica alterou completamente a praga de mosquitos porque a piscina biológica trouxe tanta biodiversidade para o local que os mosquitos foram-se embora.

2017-09-29T10:16:30+00:00