Aquecer a água de uma piscina biológica? É comum nas piscinas biológicas de Europa Central mas é raro no clima ameno de Portugal. Isto prende-se com o facto que a água tem temperaturas perto dos 20 ºC a partir da Páscoa e continua assim quase até São Martinho. Mas também em Portugal podia-se juntar o aquecimento da água através duma bomba de calor. Este equipamento nunca aquece a água diretamente, para evitar problemas bacteriológicas. Porque em sistemas de tubagem com água aquecida não é raro que germes bem perigosas se desenvolvem. Ninguém quer tomar banho com Legionella.

Um sistema de tubos em espiral, comparável com os sistemas de aquecimento do chão nas casas, fica instalada no fundo da piscina, por baixo da tela de impermeabilização. Pelos tubos corre a agua aquecida vindo da bomba de calor do tipo ar-água e aquece a água na piscina numa forma indireta. Se a energia elétrica para essa bomba de calor vinha ainda de um sistema fotovoltáico ou outra fonte sustentável, o aquecimento da piscina biológica constitua uma solução amiga do ambiente.

Aquecer água precisa de grandes quantidades de energia e, assim, não é para esperar que a temperatura de água aumenta muito e fica sempre morna. Pode-se antecipar e prolongar a época balnear um pouco, isto é possível. E a decisão de que o investimento valia a pena, tem cada um de decidir se é friorento. Todos os outros tomam banho com a temperatura natural da água, alguns até em qualquer época do ano. Por aqui ou na Europa Central.