Início/Notícias/Camarão de água doce

Camarão de água doce

Poucos sabem que há camarões de água-doce em Portugal. Habitam nos rios e nas ribeiras. Há registos no centro do país, nas zonas calcárias à Norte de Lisboa e é relativamente comum nas ribeiras do Algarve.

Atyaephyra desmarestii, como chamam os cientistas, é naturalmente distribuído no Mediterrâneo ocidental. A área de distribuição inclui a costa do Norte de África (Marrocos e Tunísia), a Península Ibérica, o sul de França e Itália, incluindo as ilhas da Córsega, Sardenha e Sicília. Noutras partes do Mundo, até alguns rios na Europa Central, a espécie foi introduzida.

O camarão de água-doce é de aspeto semelhante aos camarões do mar. Vive apenas alguns meses e normalmente não hiberna, põe ovos e assegura assim a próxima geração que aparece no ano seguinte.

Além de algas, plâncton, pequenos animais aquáticos, como vermes tubulares de lama e detritos, também pode se alimentar de folhas caídas na água. Eles mesmos são presas de larvas de libélulas.

Este verão a espécie foi detetada pela primeira vez numa piscina biológica no Sudoeste do país, que está às vezes abastecida por água do rio Mira, de onde a sua distribuição também é conhecida.

2022-08-30T15:49:16+01:00

Partilhe este artigo! Escolha a sua plataforma!

Go to Top