Na sua maioria, piscinas biológicas são configurados como pequenos lagos para tomar banho. Tem uma divisão em duas zonas, uma para tombar banho e outra, que contorna a primeira, onde crescem as plantas que estão a depurar a água.
Mas também existem piscinas biológicas de formas arquitectónicas (biopool), com bacias quase a confundir com piscinas convencionais. Também nestas o tratamento é 100% biológico, por exemplo, através de filtros biológicos e/ou zonas de plantas separadas.
Qual tipo de piscina biológica é escolhida para configurar um novo projeto, ou qual forma intermédia entre os dois tipos, depende de vários fatores, entre outros, das preferências dos clientes, do orçamento disponível, da qualidade de água de enchimento, da topografia do terreno, do estilo do jardim e do espaço disponível para a implantação da piscina biológica.
A foto mostra uma configuração muito especial que reune os dois tipos de piscinas biológicas numa só. O biopool fica no patamar superior junto ao terraço da casa, o lago de banho fica no patamar inferior, associado ao jardim e as zonas de estar. Cascatas, a zona com plantas aquáticas e filtros biológicos compõem o sistema de tratamento biológico e interligam entre estas duas piscinas biológicas.