Desde o primeiro projeto em Portugal prevemos, rigorosamente, exclusivamente plantas autóctones para as piscinas biológicas. E temos boas razões para essa escolha. A diversidade de plantas aquáticas nativas em Portugal é muito grande e oferece, assim, uma grande gama de espécies aptas para utilizar. E somos exigentes, não autorizamos a adição de qualquer espécies de plantas no ecossistema da piscina biológica sem prévia autorização dos projetistas. Assim crescem aí exclusivamente plantas aquáticas provenientes das culturas do viveiro próprio para o fim, o viveiro de plantas para as piscina biológicas.
Na área das plantas aquáticas, estamos conscientes e atentos que existem grandes ameaças, e por isso ajudamos focar no mês de Maio ao perigo das Espécies invasoras. Entre o dia 4 e 12 de Maio vai decorrer a Semana sobre Espécies Invasoras, com o objetivo aumentar a sensibilização sobre as invasões biológicas a nível da Península Ibérica & Ilhas. Mais informação na página sobre invasoras e no projeto INVASAQUA.
Plantas exóticas invasoras constam um perigo muito grande para os ecossistemas naturais ao nível mundial e causam anualmente grandes danos económicos, seja para os ecossistemas terrestres, seja para os aquáticos, como mostra a invasora da exótica planta jacinto-da-água (Eichhornia crassipes) na foto.
Infelizmente, algumas das espécies invadem a natureza saindo de jardins, parques, hortas ou lagos artificiais. Mais uma razão de sublinhar a alerta, porquê sempre evitar espécies exóticas, combater-las onde elas se encontram e focar no uso da flora a fauna nativa. Para um mundo livre de espécies invasoras!