“Piscinas biológicas” é uma marca de grande valor e reputação no país. Piscina biológica, expressão nossa inventada há quase 30 anos com a intenção de encontrar um nome para o nosso produto e associado desde então com o trabalho de uma equipa experiente a desenhar projetos de alta qualidade. O produto é água de qualidade balnear, onde so pode tomar banho sem qual quer risco para a saúde. Fica na responsabilidade do projetista de não brincar com a saúde dos seus clientes. Assim, uma piscina biológica é muito mais do que apenas uma “cova com tela e água”.
E como acontece com outras marcas de prestígio, infelizmente cada vez mais, pessoas pouco preocupadas com os danos que provocam estão tentar fazer “negócio” abusando o bom nome do produto.
Vem aqui uma alerta séria a todos os interessados em mandar fazer um piscina biológica. Anda lá pessoal sacar dinheiro de clientes que em boa fé contratam uma empresa ou pessoa singular para construir uma piscina biológica. Ultimamente, os relatos aumentam que após pagamento e alguma “construção” essas pessoas desaparecem com o dinheiro e sem ter concluído a obra.
O aumento destes casos de fraude deixa-nos bastante preocupado, uma vez que acontece com o abuso do bom nome do nosso produto.
O que é que para fazer? Existe uma regra dourada como desmantelar este pessoal sem formação suficiente na área. Pedir primeiro um projeto e não entrar logo em obras. Quem não fornece por escrito, na primeira fase de planeamento do projeto, uma avaliação e interpretação da água a usar como água de enchimento da piscina biológica e como configurar o sistema de tratamento biológico à base disto, não sabe nada do assunto.
Também podem pedir referências. Mas neste caso é importante esclarecer junto aos proprietários dos projetos de referência, que os autores e construtores do projeto de referência foram mesmo as pessoas que apresentaram este projeto de referência.
As empresas que trabalham profissionalmente na área são todas ligadas à associação nacional dos profissionais na área, no caso de Portugal ao Grupo Ibérico das Águas Balneares Naturalizadas GIABN, que por sua parte faz parte da associação internacional IOB.