Uma barragem perto de Idanha-a-Nova é um lugar especial em termos da sua flora aquática. E por isso é atualmente objeto de estudo de um cientista da Universidade de Coimbra. Aconteceu, este verão, que este especialista detetou a proliferação de espécies aquáticas invasoras com grande potencial de expandir-se rapidamente nesta barragem. Uma séria ameaça da vegetação aquática da barragem!
Assim não tínhamos pensar muito quando o cientista nos contatou a pedir ajuda através da equipa de mergulhadores profissionais que normalmente trabalham na limpeza regular e manutenção de piscinas biológicas. Engº Pedro Couto da SHB, Lda., empresa que executa todas as piscinas biológicas no pais, deslocou-se com dois mergulhadores para Idanha. Primeiro para uma sessão de formação sobre as espécies invasoras e depois à barragem para ajudar nesta ação de salvaguarda de espécies aquáticas raras e listadas da Lista Vermelha da Flora de Portugal e a subsequente remoção das espécies invasoras. Claro, que a ação foi autorizada devidamente pelas entidades competentes que agradeciam a iniciativa do cientista da Universidade de Coimbra bem como a ajuda dos mergulhadores da SHB.
Um belo exemplo como membros da equipa das Piscinas biológicas oferecem conhecimento e tempo a ajudar para a conservação da natureza e da flora preciosa de Portugal.