“Os recursos hídricos do planeta enfrentam uma ameaça sem precedentes“, dizem as Nações Unidas pro ocasião do Mundial da Água, dia 22 de Março. “Atualmente, cerca de 2,2 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável e 4,2 mil milhões vivem sem saneamento adequado. Espera-se que os efeitos das mudanças climáticas aumentem estes números, se não atuarmos com urgência. Até 2050, entre 3,5 e 4,4 mil milhões de pessoas terão acesso limitado a água, dos quais mais de mil milhões viverão em cidades“.
Esta situação torna imprescindível acabar com todas as atividades e instalações poluentes à água. As piscinas biológicas, sendo soluções baseados em princípios da natureza, não pertencem a estes equipamentos nocivas pelo ambiente. A água numa piscina biológica tem qualidade idêntica como a água num lago natural não eutrófico, isto é, com um muito baixo teor de nutrientes como nitratos ou fósforo.
O uso de água numa piscina biológica não torna a água inútil para outras finalidades, porque a sua qualidade é garantida pelo tratamento biológico. Assim, a água de uma piscina biológica podia ser usada para fins de rega na horta ou jardim sem qualquer efeito negativo ao meio ambiente. E até, em caso de emergência, poderia ser usada como água para produzir água potável.