O sítio desta obra fica num dos lugares mais emblemáticas de Portugal, no Parque do Palácio da Pena na Serra de Sintra. Uma grande honra para nós de juntar neste ambiente histórico um lago com a nossa assinatura. Afinal, chegamos a aprender que, com o nosso projeto, realizou-se um plano antigo que já existe desde os anos 60 do século passado, criando um lago de volume grande, capaz de armazenar a água que corre incansavelmente das minas de água existentes no parque.

Trata-se de um lago biológico de dimensão grande, de sensivelmente 1.000 m2 de superfície, com um volume de água de cerca de 1.500 m2. As várias zonas das margens ocupam 500 m2, a zona funda tem tamanho de 500 m2. O tratamento biológico é composto por zonas diferentes no lago, destinadas à depuração da água por processos biológicos e mecânicos. Ou seja, o conjunto trabalha com um sistema exclusivamente natural de depuração de água, usando serviços ecossistémicos para a mesma, e assim o projeto é considerado como solução bio-baseada.

A implementação do projeto alterou bastante o cariz do sítio da implantação. Outrora foi uma área de exploração de inertes e, mais tarde, local de deposição de resíduos de jardinagem no decorrer da segunda metade do séc. XX. O grande espelho de água com as suas margens naturais torna o sítio muito convidativo para os visitantes do parque e igualmente atraente para a biodiversidade.

Objetivo principal deste lago é o armazenamento de água das minas no parque para fins de posterior utilização na rega, e criar uma reserve de água de combate ao incêndio. Os equipamentos técnicos previstos permitem estes usos e a manutenção necessário das mesmas. Adicionalmente, o lago funciona para fins de educação ambiental nas visitas guiadas no parque. Para este fim desenhamos um passadiço grande que permite a observação da natureza. E, afinal, o lago oferece um sítio de descanso e contemplação no ar puro do alto da serra, rodeada do verde deslumbrante da vegetação única do parque.