Admirar o mundo subaquático é algo que muitas pessoas gostavam de fazer, mas nem todas querem meter a cabeça debaixo da água. Era possível de usar uma máscara, para ver tudo. Mas para ficar debaixo de água mais que um minuto já se precisa de equipamento de mergulho que pesa em quilogramas e dinheiro.

Em Portugal já desenhamos um projeto com janela de observação junto à piscina biológica da Herdade dos Adães, que permite a exploração do mundo subaquático sem molhar os pés. Neste turismo e parque de campismo para auto-caravanas pode-se descer as escadas que liga com um quarto escuro a começar um “mergulho virtual”  na zona de plantas da piscina biológica. Uma grande janela permite a observação do mundo subaquática sem apnea e mais nenhum equipamento. O que faz parar a respiração é a vista espectacular, à um verdadeiro “Piscinário”, como chamava isto um amigo nosso, biólogo de formação e adepto de plantas aquáticas. Podemos observar uma grande variedade de belas plantas debaixo de água a produzirem incansavelmente oxigénio. Caracóis aquáticos, girinos, larvas de libélulas, um cágado e até a salamandra-das-costas-salientes, o tritão maior de Europa, passam para ver quem está lá a espreitar pela janela. A placa informativa ajuda para identificar as espécies e revela mais sobre a vida clandestina deles.

Para quem quer gozar deste admirável mundo subaquático, vale a pena marcar uma estadia de alguns dias neste turismo perto de Campo Maior.