Já se foram, os dias frios. Felizmente! Com algumas tardes de temperaturas mais amenas, a natureza acelera mesmo. Conseguimos quase ver como as plantas crescem e cada dia de novo podemos contar mais folhas de nenúfares. A vegetação reage diretamente à presença de luz e subida da temperatura e veste-se em cores mais vivazes.
De repente, já temos os 20º Celsius, e também o aspeto da água parece bem mais convidativo do que há dias. Com os dias maiores e com mais radiação solar, a água aquece suprendentemente rápido.
A luz da primavera e os primeiros dias com sol, auspiciosos, já estão preparar-nos mentalmente para os primeiros banhos na piscina biológica. Somos corajosos, tocamos a água com a mão ou colocamos as pontas dos pé. Que bela surpresa! A água já não parece nada fria. Pelo menos não na sua tona.
Desde alguns dia, as rãs fazem grande festa na água e celebram a chegada da primavera com as suas canções nocturnas. Incansavelmente querem atrair outras para criar uma familia, que terá o privilégio de viver numa piscina biológica onde os utentes gostam de tomar banho ao lado das rãs.
E nós, os utentes ou proprietários das piscina biológicas? Gozamos este encanto da natureza, essa renascença que é tão facilmente observável na piscina biológica, cada ano de novo e cada vez com o mesmo prazer. Tomamos os primeiros banhos, ainda relativamente curtos, porque a temperatura de água ainda não permite estadias prolongadas como no verão. Mas a sair sentimos logo a frescura que nos aquece tanto! Vale a pena pensar num segundo mergulho.