Na piscina biológica a temperatura da água está a subir lentamente, mas as plantas aquáticas ainda precisam de alguns dias com mais que 16 ºC de temperatura de água para lançarem novos rebentos. No início da estação, a assegurar que as algas não proliferam, a cooperação coletiva e as inter-relações ecológicas entre os organismos constituem o processo complexo da purificação biológica da água.

Entender a natureza e fazer consequentemente tudo que o ecossistema aquático da piscina biológica produz água de qualidade balnear, isto é a chave principal no planeamento e na manutenção de piscinas biológicas.

Este pensamento ecológico holístico não depende de bombas nem produtos. Uma ou outra tecnologia podia ser útil a apoiar os processos naturais, mas nunca pode substituí-los.

Quando se pensa em tratamento de água para piscinas biológicas, há muito se pensa em desinfeção.  A desinfeção biológica acontece pelo grande tudo do ecossistema, que conta com a eficácia de microorganismos como do zooplâncton e das plantas que desenvolvem substâncias antibacterianas contra organismos prejudiciais. O ecossistema aquático de um nível de nutrição muito baixo é significativamente mais eficaz do que substâncias químicas que atuam apenas por um período curto.

Uma microflora intacta é o melhor aliado para a purificação e desinfeção biológica da água. Isso parece simples, mas é simplesmente a verdade. Enquanto a microbiologia e as plantas neste ecossistema estão intactas, a água também é saudável. Um princípio da natureza que se encontra nas piscinas biológicas.