//Solução sustentável

Solução sustentável

Perguntamos se uma piscina biológica é sustentável? A resposta é sim.

Uma piscina biológica não prejudica a qualidade de água do meio ambiente, em forma nenhuma, porque a qualidade de água numa piscina biológica é idêntica a de lagos na natureza. Assim não comprometem nem o meio ambiente, nem os recursos naturais como o nível freático.

A água pode vir de uma nascente, dum poço, duma mina ou dum furo, não necessariamente da rede pública. Após enchimento permanece sempre no sistema, não tem de ser trocada, nem esvaziada nunca, outro fator permanente destes equipamentos lúdicos ou, com outras palavras, sustentável.

Piscinas biológicas não usam aditivos químicos!  Consequentemente não alteram a qualidade de água num “cocktail” perigoso de cloro ou derivados do cloro como as cloraminas, altamente prejudicais para saúde humana, porque ficam sob suspeito de provocar alergias e asma, e serem cancerogénicos.

Uma piscina biológica é uma instalação de longa durabilidade. As telas de impermeabilização são de alta qualidade e duram para sempre, mas podem ser recicladas, caso desejado. A pedra natural tem uma extremamente grande longevidade, bem como o seixo nas margens. Madeiras naturais fazem parte dos recursos renováveis e após do ciclo da vida deles ainda servem na lareira. As bombas, caso que existem, são de baixo consumo ou bombas solares. As plantas são sempre de espécies nativas, não afectam a flora indígena. As espécies são perenes, ou seja espécies de auto-renovação e não tem de ser substituidas. A biomassa em excesso enche a pilha de compostagem que produz terra fértil para a horta.

A presença de água num local ajuda sempre de aumentar significativamente a biodiversidade, também pelo mero facto a servir como bebedouro natural par a vida selvagem. E, afinal, uma piscina biológica oferece um espaço apto para a flora e fauna das zonas húmidas, rapidamente torna-se num habitat de espécies protegidas. A não esquecer que uma piscina biológica tem efeito positivo ao microclima do local e funciona também como sumidouro de CO2, efeito bem-vindo nos dias de hoje.

Resumimos, piscinas biológicas são soluções sustentáveis de longo prazo e além disto trazem muitos benefícios ao meio ambiente do local onde foram instalados.

2019-02-26T17:05:05+00:00