//A temperatura

A temperatura

Fala-se muito da temperatura da água. Fala-se a partir da perspetiva do utente: “Será que a água está fria?”

Falarmos da temperatura da água como fator importante do ecossistema aquático. A foto mostra a curva da temperatura de uma piscina biológica no Alentejo, no pleno mês de fevereiro. Duas características são bem evidentes. A temperatura produz uma curva típica durante o dia. Estas são as oscilações a seguir das horas de dia e noite. Na hora do nascer do sol a temperatura está no seu mínimo e no fim da tarde tem o seu máximo. A outra característica é a constante subida ao longo do mês. A água torna-se cada dia um pouco mais quente e isto independentemente do tempo meteorológico.

A subida da temperatura da água depende menos dos dias de sol, mas muito mais do calendário, ou seja, os dias cada vez um pouco mais compridos, até ao dia mais comprido em Junho. Mas não é principalmente a temperatura do ar que levanta a temperatura de água, é mais a radiação global. E essa é relativamente independente do tempo meteorológico. Apenas em dias muito encobertos ou com chuva constante nota-se que esta energia, também vindo do sol, não tem grandes efeitos ao “aquecimento” da água da piscina biológica.

Este processo leva ao fenómeno que no Sul de Portugal, Algarve e Alentejo, quase garantida, podemos contar com temperaturas de água de 20 ºC ou mais já durante o mês de Março. Assim está tudo pronto para a estreia da piscina biológica ainda este mês!

2019-02-26T16:58:32+00:00