Plantas aquáticas são valiosas indicadores, por exemplo para a qualidade de água. Igualmente constituem um património natural cada vais raro, uma vez que zonas húmidas fazem parte dos habitats mais ameaçadas no mundo, não só em Portugal.

O conhecimento sobre plantas aquáticas é uma importante base de trabalho dos projetistas das piscinas biológicas. É um conhecimento procurado também por entidades privadas e públicas para levantamentos hidrobotânicos, ou seja de espécies e da vegetação aquática, em ambientes naturais por razões de conservação.

O trabalho de levantamento de plantas aquáticas exige visitas ao local em diferentes épocas do ano, a campanha de Primavera efetuou-se no passado mês de Maio. Esta vez inclusive um dia com equipa grande, entre eles mergulhadores profissionais, e bem equipada com garrafas de mergulho, fatos secos e outros equipamentos técnicos. Primeiro ocorreu uma sondagem de profundidades com ROV, um robô submarino, a preparar o trabalho dos mergulhadores profissionais a explorarem a presença de espécies nas profundidades num lago de grandes dimensões. Outros especialistas deslocaram-se por SUP Stand-up-paddle e caiaque, a explorarem zonas do plano de água com vegetação submersa, não acessíveis pelas margens.

Um grande obrigado à SHB, Lda. para disponibilizar equipamento e especialistas da equipa para um dia de trabalho fora do contexto costume. Uma experiência interessante, de comprovar a versatilidade da equipa das piscinas biológicas!