Esta planta delicada de flor muito bonita chama-se Utricularia. É uma planta fora de comum na grande lista de espécie para piscinas biológicas.
Uma planta flutuante que nunca tem raízes normalmente não é muito apropriada para o uso numa piscina biológica porque podia aparecer na zona de banho. Mas em certas configurações de piscinas biológicas podia ser usado, por exemplo, quando a zona de plantas fica separada da zona de banho.
Além da flor amarela com pontinhos vermelhos a Utricularia tem uma particularidade especial, esta aquática apanha e come insetos aquáticos. Para conseguir isto, a planta tem verdadeiras “armadilhas” subaquáticas nas folhas. A segunda foto mostra estas estruturas verdes em forma de uma pequena “fava”, muito pequena, não maior que um milímetro. Lá dentro está um vácuo e se um animal passa perto e toca nas pequenas “pestanas” no exterior desta armadilha, essa dispara muito rápida. Isto é, abre e o vácuo faz com que o animal acaba engolido na borbulho onde fica digerido nas horas seguintes.
A Utricularia existe em três espécies na flora portuguesa dos quais uma é considerada extinto. As outras duas são raras. O viveiro das piscinas biológicas reproduz uma delas que mostram as fotos.