Há plantas aquáticas sem raízes a viver em águas limpas, chamam-se Utriculárias. Têm uma distribuição mundial e duas espécies delas também existem em Portugal.
A estrutura verde de planta é um caule muito fino com folhas reduzidas a filamentos. Nestes ramos finos podemos encontrar os utrículos, essas são estruturas redondas de cerca de um milímetro de diâmetro que funcionam como armadilhas para pulgas-de-água ou outros invertebrados aquáticos de tamanho microscópico. Quando uma presa toca nas pestanas destas armadilhas estruturadas como as duas metades de uma concha, a armadilha abra muito rapidamente e através do efeito de vácuo a presa fica engolida no utrículo.
Serve esta forma de alimentação insetívora de promover azoto e outros nutrientes à esta planta aquática sem raízes. Uma vez bem alimentada, a Utriculária tem força para produzir os seus órgão reprodutivos, ou seja, as flores. São muito maiores do que qualquer outra parte da restante planta e são de grande beleza como mostra a foto.