Já desde muitos anos podemos observamos um sapo que vive no nosso jardim. Passa muito tempo na horta, dedica o seu tempo a comer caracóis e lesmas e, assim, é um ajudante bem-vindo na horta. Sabemos que é um sapo-mediterrâneo (Bufo spinosus) que tem na horta os seus esconderijos, por exemplo no composto e na frescura da sebe que circunda a horta porque sapos vivem a maior parte do ano uma vida terrestre, de preferência em ambientes frescos, mas vão a água na altura do acasalamento e a respectiva reprodução.

Mas o sapo também indica-nos quando chega o verão. Com os dias longos e o sol a brilhar muitas horas vem também o calor. E nestas condições vem o nosso sapo a tomar banho na piscina biologica!

Aparece logo de manhã junto da piscina biológica, enquanto nos ainda tomamos o pequeno almoço, e lança-se na água. E assim é quase todos os dias quentes do verão. O sapo escolha sempre o caminho pela vegetação para chegar bem perto, quase corre nos últimos passos sobre o pavimento para saltar com um grande splash na água.  Fica quase imóvel pendurada na água, a gozar da frescura. Só após alguns minutos parados, começa a nadar calmamente na piscina biológica. As vezes mergulha, as vezes  esconde-se entre folhas. E após de cerca de uma meia hora sai da água e regressa à horta para continuar a sua rotina quotidiana.