O animal de tamanho microscópico que limpa a água das piscinas biológicas, e que foi capturado na foto acima, é uma pulga-de-água, ou melhor, uma cladócera, uma espécie de pequeno crustáceo de água doce.
Como a imagem demonstra, o seu sistema digestivo está cheio devido a bio-atividade deste animal. Isso acontece porque a pulga-de-água se alimenta de microalgas e bactérias, filtrando nesta forma á água e impedindo que esses organismos deixem a água turva ou numa outra forma contaminada.
Um único crustáceo não seria suficiente para manter a água limpa, uma vez que eles têm menos de um milímetro de tamanho. No entanto, o que faz a bio-filtração e torna a água transparente é a presença de milhares desses seres vivos na água. Pode-se encontrar mais de meia milhão destes seres microscópicos um metro cúbico só, limpando incansavelmente a água da piscina biológica.
Portanto, numa piscina biológica, a água transparente não significa que a água está estéril. Bem pelo contrário, significa que a água está cheia de vida, num equilíbrio ecológico dinâmico!
O que são Piscinas Biológicas®
Importante saber
Além do banho
Como construir
Compare
PB 22.000
Piscinas Biológicas® de uso público
JANGUISCINA
Quem Somos
Piscinas Biológicas®
Arquitectura Paisagista
ETAP
Sauna Solar
Rewilding
Notícias
Foto do mês
Galeria
Férias com Piscinas Biológicas®
Testemunhos
Prémios
Piscinas Biológicas® no mundo
Piscinas Biológicas® – Live
FAQs
Descargas
Loja




