Em ritmo bianual encontram-se os especialistas de planeamento e construção das piscinas biológicas no Congresso Internacional das piscinas com tratamento biológico. O evento é organizado pela IOB – Organização Internacional das águas balneares naturalizadas. Anfitrião desta 12º edição foi a associação nacional na Bélgica e o lugar escolhido para o encontro internacional a cidade Mechelen, à Norte de Bruxelas.
No primeiro dia houve um rallie de visitas às piscinas com tratamento biológico na região, desde projetos privados a projetos de uso público. Todas tem em comum o sistema de tratamento de água exclusivamente por meios biológicos, mesmo se este não fica sempre visível ao primeiro olhar.
Além do programa de apresentações referente às novidades e inovações no sector das piscinas biológica ao longo de dois dias, havia também uma pequena feira com expositores que comercializam equipamentos e outros sistemas interessantes para o mercado especializado em tratamentos biológicos de água, bem como equipamentos de limpeza e manutenção das instalações construídas ou de monitorização.
Já desde alguns anos existe o prémio PONDY, um prémio de design de piscina biológicas, cuja eleição final é sempre feita pelos conferencistas, após pre-seleção por um júri internacional de especialistas do ramo. O prémio existe para quatro categorias, natural pool, piscina biológica particular, piscina biológica de uso turístico e piscina biológica de uso público, os nominados podem ser consultadas na página da IOB.