Evaporação de água não é poluição nenhuma. Todos seres vivos estão evaporar água, plantas, animais e pessoas. Água a evaporar numa superfície de um lago é um processo que existe desde que há água aberto ao céu no Mundo.
Evaporar significa reduzir um estado líquido ao vapor. No caso da água precisa-se do contato com um ambiente mais frio, por exemplo o ar acima da água de uma piscina biológica. Nestas circunstâncias partes da água, que entram em forma gasosa, se condensam novamente em gotinhas finas. O vapor de água consiste então dessas gotinhas e de água gasosa, qual é invisível. Essa mistura é chamada vapor húmido, que fica visível.
O ambiente envolta da piscina biológica aproveita desta dose extra de água, especialmente acima da folhagem de plantas podemos ver como esta água extra é aproveitada. Teias das aranhas tornam-se visíveis com essa humidade, que coloca as gotinhas de água como pérolas num colar. Insetos procuram as gotas postas nas folhas, então condensada, para matar a sede e as próprias plantas agradecem a lavagem das estômatas, aberturas microscópicas nas folhas os quais permitem as plantas a respiração e transpiração.
Pois, numa piscina biológica a água se reduz por evaporação, uma fenómeno plenamente natural. Isto causa a necessidade de repor água na piscina biológica durante os meses de verão. Mas isto não deve ser considerada uma perda, é uma mais valia para a vida na envolvente da piscina biológica.