Piscinas biológicas inserem-se na paisagem numa forma harmoniosa e inofensiva.
Adequado é uma iluminação do ambiente externo que é mais decente e o reflexo da luz na água cria um aspeto muito mais romântico. Assim, é a forma mais indicada de iluminar e permite que a iluminação pode ficar acesa durante a noite toda, caso necessário.
De um modo geral, um iluminação submersa parece sempre mais artificial. A natureza desconhece a iluminação nocturna e os seres vivos na água precisam de ambiente escuro durante boa parte da noite. Por isso, torna-se necessário de desligar a luz a partir da meia noite, na forma mais segura com um interruptor-relógio. Assim, o ecossistema da piscina biológica pode descansar para algumas horas. Só para confirmar, uma iluminação colorida não se enquadra, forma nenhuma.
Uma iluminação nocturna poderia ter vantagens, sobretudo em sítios turísticos. A piscina biológica oferece um cenário fantástico e torna-se atração mesmo fora das horas de funcionamento. A iluminação pode ser visto como uma vantagem em termos de segurança. Do outro lado, devido a iluminação, a piscina biológica pode tornar-se mais convidativa para banhos nocturnos e isso mesmo pode constar um problema, porque de um modo geral as piscinas biológicas não são vigiadas à noite.
Uma piscina biológica é uma solução bio-baseada, uma fatia de natureza. Qualquer iluminação deveria realçar essa virtude de integração paisagística, a não criar um ar de ambiente artificial.