Quando se pensa em piscinas biológicas, nunca se imaginaria que um informático tivesse algo a ver com elas. Mas exatamente isto é o caso desde desenhamos um sistema remoto de vigilância para as piscinas biológicas.
Já desde alguns anos equipamos as piscinas biológicas com bóias-sensores, capazes de transmitir dados da qualidade de água ao nosso sistema informático. Uma vez que já existem muitos projetos nossos, realizados ao longo das últimas 3 décadas, a recolha de dados abrange rapidamente grandes quantidades de dados.
Razão para contratar um especialista do ramo da informática que sabe gerir esta multidão de informações, o Dr. Sérgio Silva da Easysensing. A ideia atrás era o controlo e a interpretação dos dados recolhidos, no sentido de verificar se esses estão dentro do padrão normal ou, por qualquer razão, ficam fora do intervalo desejável. Se isto for o caso repetidamente, o sistema manda alertas que permitem entrar em diálogo com os proprietários e, caso necessário, atuar.
Essa vigilância remota permite que os projetistas das piscinas biológicas podem ficar “em contato próximo” com a piscina biológica ao longo do tempo, observar o comportamento e o desempenho dela e ajudar resolver problemas, caso necessário. Isto ajuda de manter a qualidade de água e o bom estado da piscina biológica, graças à base de um grande trabalho informático e o controlo regular desses dados enviados ao backoffice das piscinas biológicas.