A água capta toda a nossa atenção. Não é por acaso. Precisamos da água para a nossa vida e para a nossa sobrevivência. Sem água não há vida, já aprendemos na escola. Assim, é totalmente natural que a água desempenha um papel tão importante para nos.

Há ainda mais benefícios da água, que não se revelam da primeira vista. Uma estadia perto da água descanse a vista e, sobretudo, os pensamentos. Ouvir o murmúrio de água distrai a concentração e liga para um relaxamento profundo. O que dá-nos a oportunidade de descansar fisicamente e mentalmente, refletir e restaurar-nos.

Referente à água pode-se falar de um fascínio suave. Porque a nossa atenção é mantida por uma atividade menos ativa ou estimulante. Tais atividades oferecem geralmente, numa forma inofensiva, a oportunidade de refletir e introspecionar.

Este fenómeno, descrito pelo casal cientista Rachel e Stephen Kaplan, chama-se a Teoria da Restauração da Atenção (Attention Restoration Theory). Já desde mais de 30 anos trabalham sobre a importância da natureza e o impacto dos ambientes naturais no humor, no estado de espírito e na saúde. Principal razão para eles foi o aumento drástico do entretenimento em espaços interno. À medida que as pessoas – e especialmente as crianças – passavam cada vez mais tempo dentro de casa, aumentavam as preocupações com a falta de tempo na natureza.
Em outras palavras, a natureza faz nos bem, sobretudo perto de água.