A piscina biológica “clássica” está a lembrar um lago natural. Nessa, o conjunto da zona de plantas e a zona de banho formam um espelho de água só.
Existem muitas outras variantes. Uma deles podemos chamar biopiscina, uma vez que está assemelhar-se muito mais uma piscina convencional. Nesta configuração a zona de banho pode ser bem maior que a zona de plantas, uma vez que uma boa parte de tratamento é assegurado por filtros biológicos onde passa a água da piscina biológica através de uma circulação.
A zona de banho podia ficar também totalmente separada da zona de plantas como mostra o exemplo na foto. Neste caso, a água transborda da zona de banho para a zona de plantas através de um transbordo em três lados da bacia de banho. Um filtro biológico externo, ligado à circulação da água, é parte integrante do sistema de tratamento biológico da água.
A vantagem do conceito de uma biopiscina é que cabem com mais facilidade em locais de espaço limitado. Mas o tamanho reduzido não significa que são mais económicos que piscinas biológicas de configuração clássica.