//Tomar duche!

Tomar duche!

Tomar duche antes de tomar um banho na piscina é muito necessário.

Quem recusa de usar o chuveiro antes de entrar na piscina, contribui significativamente para a contaminação da água e as consequências de problemas da higiene. À base de informações dum artigo na parte de Ciência da revista alemã DER SPIEGEL, uma quantidade não desprezível de ureia no corpo humano não vem da bexiga do banhista, mas da superfície do corpo: é uma componente natural da pele saudável. Tendo em conta este facto, torna-se evidente de tomar duche antes do mergulho. Se os nadadores não tomam banho antes de entrar na piscina biológica, a ureia da pele entra na piscina. E os nutrientes que entram nesta forma na piscina podem causar crescimento de algas e efeitos de eutrofização (enriquecimento de nutrientes).

A revista cita Alexander Kämpfe, da Agência Ambiental Federal de Alemanha, que calcula a quantidade de contaminação “Se cerca de 40 pessoas não tomam banho, é como uma pessoa faz xixi na piscina”.

É claro que os proprietários de piscinas biológicas tem interesse de manter a boa qualidade de água e respeitar as regras de higiene, enfim também no interesse da saúde dos utentes e dos seus hóspedes. Consequentemente têm de informar todos os utentes sobre a necessidade de tomar um duche antes de tomar banho. Neste forma podem remover, além da ureia, também cremes solares e bacterias da pele e, assim, todos os utentes contribuem numa forma ativa de manter a boa qualidade de água balnear da piscina biológica.

2019-06-30T11:36:43+01:00