Em outono  repete-se com regularidade  uma preocupação dos nossos clientes referentes aos nenúfares. As mesmas plantas que nos encantam com a sua beleza esplêndida durante o verão já não lançam muitas folhas à tona de água, nada de flores e muitas folhas amareladas.

Nesta altura do ano as plantas preparam-se para hibernar, encolhidas no fundo do lago à espera da primavera com temperaturas de água mais amenas. Agora, em outono, a planta liberta-se das últimas folhas velhas.

Nas piscinas biológicas podemos aproveitar deste fenómeno natural a exportar biomassa do ecossistema do lago. Quem poda todas as folhas dos nenúfares, ainda em estado verde, tira toda esta biomassa fora da água e coloca-a na pilha de compostagem. O benefício para a piscina biológica é de baixar o nível trófico da água (da nutrição) drasticamente e incentivar a auto-renovação das plantas.

Existem diferentes técnicas de poda de nenúfares. Ainda, nos últimos dias de temperaturas de água agradáveis, é possível atuar a partir da água, nadando, onde se chega facilmente às plantas à partir da parede de separação. É a forma mais facil. Em alternativa, um pequeno semi-rígido também pode servir para chegar aos nenúfares. Algum trabalho talvez seja possível a partir da margem ou dum passadiço. Muitas vezes também a equipa dos mergulhadores dedica-se a este assunto.