Quem não prefere a sombra, vai precisar de protetores solares durante os banhos de sol no Verão. Infelizmente, alguns destes produtos de protetores solares não-minerais não são saudáveis, nem pela saude humana, nem pelo meio ambiente. Entre os ingredientes destes produtos químicos encontram-se os chamados oxybenzona, uma das mais usadas químicas em protetores solares. Cerca de 60% dos protectores solares não-minerais têm oxybenzona.
Estudos científicos (ver link em baixo) mostram que oxibenzona na água são perigosas para o zooplâncton. O zooplâncton é importante em águas naturais do mar e de água doce e também nas piscinas biológicas. Oxibenzona danificam a DNA dos seres vivos aquáticos encarregados a purificar a água.
Consequentemente, recomenda-se usar apenas protetores solares a base de minerais, que usam basicamente titanium dióxido ou óxido de zinco para o efeito. A boa notícia é que entretanto já há muito mais produtos disponíveis deste tipo sem oxibenzona no mercado do que há 10 anos, como por exemplas das marcas conhecidas da bio-cosmética como Lavera, Weleda, Dr. Bronner, Ringana e outras. Onde procurar? Nas lojas biológicas ou simplesmente na internet.
Em qualquer maneira vale tomar duche antes de dar um mergulho na piscina biológica.
Mais informações podem-ser consultados neste website.